A audiência de conciliação do dissídio de greve envolvendo os trabalhadores da Galpronto Premoldados e Metálicos Ltda. (processo 813-56.2026.5.05.0000), realizada de forma virtual na última sexta-feira (6/2), foi resolvida após atraso no pagamento de salários. Também ficou firmado o compromisso de tentativas periódicas de negociação entre o sindicato e a empresa, com sede em Feira de Santana. A audiência foi conduzida pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA), desembargadora Ivana Magaldi.
A presidente do TRT-BA ressaltou a importância do pagamento dos salários e dos direitos dos trabalhadores dentro do prazo, assim como a necessidade de manutenção da atividade econômica da empresa, essencial para a economia. A desembargadora sugeriu que sindicato e empresa busquem o diálogo para solucionar questões futuras, colocando o TRT à disposição para a realização de negociações
A desembargadora destacou ainda o curto intervalo entre o ajuizamento da ação, no dia 4/2, e a solução do conflito, ocorrida em dois dias. Ao final, o representante da empresa apresentou a desistência formal do processo, que foi encerrado sem a necessidade de sorteio de relator.
ENTENDA O CASO – O representante da Galpronto afirmou que a ação foi ajuizada após a empresa ser surpreendida por um movimento grevista na porta da unidade, com paralisação dos serviços por dois dias. Segundo ele, a empresa enfrentava dificuldades financeiras, e tinha realizado o pagamento parcial de 50% dos salários. A paralisação ocorreu em seguida, no dia 12/1.
Ainda de acordo com a empresa, a situação foi resolvida com o pagamento dos salários atrasados no dia 14/1. Ele informou também que os salários de fevereiro já foram quitados no dia 4/2. O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Feira de Santana e Região afirmou que a paralisação foi organizada pelos próprios trabalhadores, e que o sindicato tentou negociar com as partes.
https://www.trt5.jus.br/noticias/dissidio-greve-feira-resolvido-com-pagamento-salario-negociacoes-periodicas
TRT5
