Homem que tentou matar a companheira com um golpe de faca é condenado a mais de dez anos de prisão

Conforme a denúncia, o crime ocorreu em 11 de agosto de 2024, em via pública, no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus.
O réu R. F. P. foi condenado a 10 anos e 11 meses de prisão, em julgamento realizado pela 2ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus, na segunda-feira (03/11), no Fórum Ministro Henoch Reis, em Manaus. R. foi denunciado pelo Ministério Público por tentativa de feminicídio contra sua companheira, crime ocorrido em agosto de 2024, em via pública, no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus.
O julgamento fez parte da programação do “Mês Nacional do Júri”, período de esforço concentrado que acontece em tribunais de justiça do todo o País em novembro com a finalidade de acelerar o julgamento de processos que tratam de crimes dolosos contra a vida e que estejam, entre outros critérios de urgência e relevância social, em tramitação há mais de 5 anos, envolvam réus presos, tratem de crimes de feminicídio (tentado ou consumado).
Conforme a denúncia, por volta das 22h30 de 11 de agosto de 2024, a vítima estava com R., seu companheiro, na área externa de uma faculdade particular, visitando uma Feira de Agronegócios que acontecia no local, quando o homem começou a reclamar da bebida alcoólica que havia pedido, chamando a atenção das pessoas que passavam próximo ao casal. Percebendo que o homem já estava sob efeito de álcool, a vítima o chamou para irem embora, tendo ela deixado o local e seguido em direção à motocicleta em que estavam.
R. ficou irritado com a ação da companheira e foi até ao seu encontro, puxou o cabelo dela, ocasião em que tentou enforcá-la, sendo detido por alguns seguranças do evento, que impediram o denunciado de prosseguir com as agressões.
Quando já estava mais calmo, R. disse que estava tudo bem e, então, o casal deixou o local. Ainda conforme os autos, no caminho, R. prometia jogar a motocicleta contra outros veículos. A companheira jogou um copo que portava, na tentativa de forçar o companheiro parar a motocicleta. Ao parar, ela tentou pedir ajuda em uma guarita de um condomínio, mas foi surpreendida com um golpe de faca.
Plenário
O Conselho de Sentença, após os debates entre Acusação e Defesa, em plenário, votou pela condenação do réu, reconhecendo a materialidade e a autoria do crime de tentativa de feminicídio, com as qualificadoras de motivo fútil e feminicídio.
Além da condenação criminal, o magistrado Marcelo Cruz de Oliveira, que presidiu a sessão de julgamento, fixou o valor mínimo de R$ 20 mil a ser pago pelo acusado à vítima, a título de reparação dos danos morais e físicos sofridos pela mulher. Foi pontuado que, além das lesões físicas graves (lesão pulmonar, drenagem torácica), a vítima foi submetida a momentos de terror, resultando em danos psicológicos.
R. F. P. está preso preventivamente há um ano e dois meses. Ele foi apresentado pela Secretaria de Administração Previdenciária para participar do julgamento em Plenário. A vítima não compareceu e foi apresentado ao Conselho de Sentença uma gravação feita durante a audiência de instrução (com o depoimento dela.
Da sentença, cabe apelação.
https://www.tjam.jus.br/index.php/menu/sala-de-imprensa/15667-homem-que-tentou-matar-a-companheira-com-um-golpe-de-faca-e-condenado-a-mais-de-dez-anos-de-prisao
TJAM

Deixe um comentário

Carrinho de compras
Rolar para cima
×