Na madrugada desta quinta-feira (4/12), foi encerrado, na 1ª Vara do Júri do Foro Central da Comarca de Porto Alegre, o julgamento de quatro réus pela morte de uma mulher grávida de sete meses. Após a votação, o Conselho de Sentença, ao avaliar as provas e os fatos apresentados, decidiu acolher os pedidos do Ministério Público. Um réu foi condenado a 20 anos de reclusão, outro a 29 anos e o terceiro acusado a 26 anos — todas as penas a serem cumpridas em regime fechado.
O quarto acusado, apontado na denúncia como um dos autores dos disparos, foi absolvido pelo Conselho de Sentença. Assim, foi expedido alvará de soltura em seu favor ao final da sessão. O júri, que iniciou na quarta-feira (3/12) e foi presidido pela Juíza de Direito Anna Alice da Rosa Schuh, terminou às 4h desta quinta-feira (4/12).
Todos os réus foram ouvidos em interrogatórios manhã de ontem. Também foram ouvidas uma vítima de tentativa de homicídio, uma testemunha de acusação e duas testemunhas de defesa. O Ministério Público foi representado pelo Promotor Fernando Bittencourt. Na defesa dos réus atuaram os Advogados Ivanir Quevedo Gerard da Luz, Igor Wendelstein Costa e Airton Vanderlan Gerard da Luz. A defesa de um dos acusados foi conduzida pela Defensora Pública Tatiana Boeira.
O fato
Conforme denúncia do Ministério Público, em 28/12/20, os réus, junto com um adolescente, efetuaram diversos disparos de arma de fogo em via pública, matando a vítima, que estava grávida de sete meses. Entre 21 e 28/12/2020, os acusados teriam recebido e conduzido um veículo roubado, cientes da origem ilícita, e o utilizaram para cometer os crimes. Após esses fatos, os réus ainda roubaram, mediante ameaça com arma de fogo, uma motocicleta e capacetes das vítimas.
https://www.tjrs.jus.br/novo/noticia/juri-condena-tres-reus-por-homicidio-de-gestante-em-porto-alegre/
TJRS
