Nesta sexta-feira (10/10), o Tribunal do Júri da capital condenou um homem por tentativa de homicídio qualificado (motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima), praticada dentro do Estádio Beira-Rio, em 2011, e também por associação criminosa armada. Outros dois réus também foram a julgamento e absolvidos pelo Conselho de Sentença.
De acordo com a acusação, o condenado era líder de torcida organizada na época, e teve a pena total fixada em 13 anos e 9 meses de reclusão, em regime inicial fechado. Ele não poderá recorrer da decisão em liberdade.
A sentença foi lida por volta das 19h15min, pela Juíza de Direito Eveline Radaelli Buffon, titular do 1º Juizado da 2ª Vara do Júri, após quase 10 horas de julgamento no Foro Central I de Porto Alegre. Durante o dia, seis testemunhas de acusação e defesa foram ouvidas em Plenário, além da oitiva da vítima e do interrogatório dos três réus.
De acordo com a acusação, os crimes ocorreram em dezembro de 2011, durante a festa de despedida de um jogador de futebol. Os homens teriam atacado torcedores rivais com facas, canivetes e estiletes em razão de disputas internas entre grupos de torcidas organizadas, conforme o Ministério Público. Atuaram no julgamento o Promotor de Justiça Eugênio Paes Amorim, representando o Ministério Público, e os advogados de defesa Gisela Antia de Almeida, Alaor Verissimo da Silveira, Andrey Moreira, Douglas Jardim Fernandes, Natalia Capelatto Jordão e Tatiana Vendruscolo Garcia.
https://www.tjrs.jus.br/novo/noticia/juri-condena-um-acusado-de-tentativa-de-homicidio-dentro-do-beira-rio/
TJRS