Em julgamento finalizado na tarde desta sexta-feira (11/4), o Tribunal do Júri do Foro de Campo Novo condenou o homem acusado de matar a ex-namorada e tentar matar a mãe dela à pena de 52 anos e 11 meses de prisão em regime fechado. Ele permanece preso desde a data do fato, em 9 de maio de 2023. Além do homicídio qualificado (por feminicídio, recurso que dificultou a defesa da vítima e motivo torpe) e tentativa de homicídio qualificado, o réu também foi condenado pelos crimes de tentativa de destruição de cadáver e incêndio. Segundo a denúncia, ele cometeu os crimes na casa das vítimas, na localidade de Pontão Mortandade, interior do município, localizado na Região Noroeste do Estado, tendo como motivação a não aceitação do fim do relacionamento com a vítima Jéssica Helena Machado, de 19 anos de idade.
O julgamento foi presidido pela Juíza de Direito Luciana Rech Slaviero Porath Boniotti. Na defesa, atuou o Defensor Público Andrey Régis de Melo e na acusação a Promotora de Justiça Jaquiline Liz Staub. Foram ouvidas cinco testemunhas de acusação. Durante toda a instrução processual, a magistrada colheu o depoimento da vítima Noemi Machado, de 54 anos na época dos fatos, que possui deficiência auditiva e mudez, com auxílio de intérprete de Libras, e da outra filha dela. Noemi preferiu não comparecer ao júri.
Caso
A acusação relatou que o homem entrou na residência delas com uma pistola e determinou que a ex-namorada Jéssica amarrasse a mãe dela, Noemi Machado, de 54 anos na época dos fatos, e a levasse até o banheiro. Depois, o réu teria agredido Jéssica com golpes de faca que resultaram na morte da vítima. A denúncia relata ainda que ele desferiu facadas também em Noemi, que fingiu estar morta para conseguir sobreviver ao ataque. Conforme a acusação, achando que Noemi estaria morta ou desmaiada, ele levou o corpo dela até o quarto onde estava o corpo de Jéssica e ateou fogo em um colchão. A mãe da vítima teria se fingido de morta e esperou ele sair do local para fugir das chamas. Ele fugiu com o carro da família e depois ateou fogo no veículo. O réu foi preso em flagrante no mesmo dia do crime.
https://www.tjrs.jus.br/novo/noticia/juri-de-campo-novo-condena-acusado-de-matar-a-ex-namorada-e-tentar-matar-a-mae-dela/
TJRS