PORTARIA CAPES Nº 221, DE 19 DE AGOSTO DE 2025

Altera os regulamentos dos Programas Demanda Social – DS, Programa de Suporte às Instituições Comunitárias de Educação Superior – PROSUC, Programa de Suporte às Instituições de Ensino Particulares – PROSUP e Programa de Excelência Acadêmica – PROEX para aumentar o escopo do estágio em docência obrigatório.
A PRESIDENTE DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES, no uso das atribuições conferidas pelo art. 33 do Estatuto aprovado pelo Decreto nº 11.238, de 18 de outubro de 2022,
Considerando o disposto na Lei nº 11.788/2008 e o constante dos autos do processo nº 23038.006882/2025-51, resolve:
Art. 1º Incluir, nos regulamentos dos Programas Demanda Social – DS, Programa de Suporte às Instituições Comunitárias de Educação Superior – PROSUC, Programa de Suporte às Instituições de Ensino Particulares – PROSUP e Programa de Excelência Acadêmica – PROEX, a possibilidade de ampliação do escopo para a realização do estágio em docência, obrigatório para os bolsistas de mestrado e doutorado.
Art. 2º O Anexo da Portaria nº 76, de 14 de abril de 2010, do Programa Demanda Social, passa a vigorar com as seguintes alterações:
“Art. 18-A. Poderá ser dispensado do Estágio em Docência previsto nesta Portaria o(a) pós-graduando(a) bolsista que realizar estágio ou formação supervisionada em instituição pública, organização da sociedade civil ou empresa, desde que a atividade desenvolvida seja compatível com a área de pesquisa do(a) pós-graduando(a) no âmbito do programa de pós-graduação, conforme regulamentação do respectivo programa………………………………….” (NR)
Art. 3º A Portaria nº 149, de 1º de agosto de 2017, do Programa PROSUC, passa a vigorar com as seguintes alterações:
“Art. 21-A. Poderá ser dispensado do Estágio em Docência previsto nesta Portaria o(a) pós-graduando(a) bolsista que realizar estágio ou formação supervisionada em instituição pública, organização da sociedade civil ou empresa, desde que a atividade desenvolvida seja compatível com a área de pesquisa do(a) pós-graduando(a) no âmbito do programa de pós-graduação, conforme regulamentação do respectivo programa………………………………….” (NR)
Art. 4º O Anexo da Portaria nº 181, de 18 de dezembro de 2012, do Programa PROSUP, passa a vigorar com as seguintes alterações:
“Art. 20-A. Poderá ser dispensado do Estágio em Docência previsto nesta Portaria o(a) pós-graduando(a) bolsista que realizar estágio ou formação supervisionada em instituição pública, organização da sociedade civil ou empresa, desde que a atividade desenvolvida seja compatível com a área de pesquisa do(a) pós-graduando(a) no âmbito do programa de pós-graduação, conforme regulamentação do respectivo programa………………………………….” (NR)
Art. 5º O Anexo I da Portaria nº 34, de 30 de maio de 2006, do Programa PROEX, passa a vigorar com as seguintes alterações:
“Art. 22-A. Poderá ser dispensado do Estágio em Docência previsto nesta Portaria o(a) pós-graduando(a) bolsista que realizar estágio ou formação supervisionada em instituição pública, organização da sociedade civil ou empresa, desde que a atividade desenvolvida seja compatível com a área de pesquisa do(a) pós-graduando(a) no âmbito do programa de pós-graduação, conforme regulamentação do respectivo programa………………………………….” (NR)
Art. 6º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.
DENISE PIRES DE CARVALHO

Deixe um comentário

Carrinho de compras
Rolar para cima
×