PORTARIA CAPES Nº 233, DE 2 DE SETEMBRO DE 2025

Dispõe sobre a alteração da Portaria CAPES nº 1, de 3 de janeiro de 2020, para incluir o benefício Auxílio Acompanhante – PCD.
A PRESIDENTE DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelos incisos II e IX do art. 33 do Anexo I do Estatuto da CAPES, aprovado pelo Decreto nº 11.238, de 18 de outubro de 2022, e nos termos da Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, e
Considerando o disposto no Processo nº 23038.016851/2017-07, resolve:
Art. 1º A Portaria CAPES nº 1, de 3 de janeiro de 2020, publicada no DOU de 07/01/2020, seção 1, páginas 29 a 32, passa a vigorar com as seguintes alterações.
“Art. 3º. (…)
(…)
VIII – Auxílio Acompanhante – PCD: benefício destinado a contribuir com despesas adicionais, no exterior, de acompanhante ou atendente pessoal do(a) bolsista com deficiência, mediante requerimento e comprovação da condição de deficiência, conforme regulamento do programa ou instrumento de seleção, nas seguintes modalidades:
a) Mensalidade – PCD: auxílio adicional à mensalidade do bolsista, destinado à manutenção do acompanhante ou atendente pessoal no país de destino, conforme valores do Anexo VII;
b) Deslocamento – PCD: auxílio adicional ao auxílio deslocamento, para aquisição de passagens de ida e volta em classe econômica e tarifa promocional para um acompanhante ou atendente pessoal., conforme Anexo II, Tabela 1;
c) Instalação – PCD: auxílio adicional ao auxílio instalação, para despesas iniciais de acomodação no país de destino para um acompanhante ou atendente pessoal, conforme valores do Anexo VIII;
d) Seguro-Saúde – PCD: auxílio adicional ao seguro-saúde, destinado à contratação de cobertura no país de destino para o acompanhante ou atendente pessoal, conforme valores do Anexo IX e previsão em regulamentos ou instrumentos de seleção.
(…)
§ 9º Para fins do disposto no inciso VIII, considera-se pessoa com deficiência aquela definida na Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, mediante apresentação de laudo biopsicossocial emitido por equipe multiprofissional e interdisciplinar.
§ 10. A concessão do Auxílio Acompanhante – PCD dependerá da apresentação, pelo(a) bolsista, da seguinte documentação mínima:
I – solicitação formal do beneficiário, informando a necessidade de acompanhamento;
II – laudo médico ou laudo biopsicossocial emitido por equipe multiprofissional e interdisciplinar, contendo:
a) identificação do paciente;
b) a descrição da deficiência que gera a necessidade de acompanhante ou atendente pessoal;
c) justificativa clara e objetiva da necessidade de acompanhante ou atendente pessoal;
d) prazo de validade do laudo, se aplicável; e
e) assinatura e identificação completa dos profissionais com o registro no conselho profissional.
III – laudos complementares poderão ser apresentados pelo solicitante como complementação às informações solicitadas no inciso II.
IV – demais documentos exigidos, regulamentos específicos ou instrumentos de seleção.
§ 11. O recebimento do auxílio dependerá de requerimento expresso do bolsista, acompanhado dos documentos relacionados nos incisos I, II, III e IV do § 10.
§ 12. O pagamento do Auxílio Acompanhante – PCD será devido durante o período de acompanhamento do bolsista no exterior, limitado ao período de vigência da bolsa, observado o disposto no § 13.
§ 13. O auxílio será devido apenas durante o período em que o acompanhante ou atendente pessoal permanecer no exterior com o bolsista.
§ 14. Fica permitida a substituição motivada do acompanhante ou atendente pessoal, sendo que, nestes casos, não serão devidos novos auxílios Deslocamento – PCD e Instalação – PCD.
Art. 2º Os Anexos VII, VIII e IX passam a integrar a Portaria CAPES nº 1, de 3 de janeiro de 2020.
Art. 3º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
DENISE PIRES DE CARVALHO
ANEXO
(exclusivo para assinantes)

Deixe um comentário

Carrinho de compras
Rolar para cima
×