PORTARIA MDS Nº 1.151, DE 27 DE JANEIRO DE 2026

Altera a Portaria MDS nº 1.041 de 23 de dezembro de 2024, que estabelece os mecanismos de funcionamento do Índice de Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único, como instrumento de apoio à gestão e à execução descentralizada e de fortalecimento da gestão intersetorial do Programa, e dá outras providências.
O MINISTRO DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL, FAMÍLIA E COMBATE À FOME, no uso das atribuições que lhe conferem o parágrafo único do art. 87 da Constituição Federal e o art. 27 da Lei nº 14.600, de 19 de junho de 2023, e tendo em vista o disposto no art. 14 da Lei nº 14.601, de 19 de junho de 2023, e no art. 6º do Decreto nº 12.064, de 17 de junho de 2024, resolve:
Art. 1º A Portaria MDS nº 1.041, de 23 de dezembro de 2024, publicada no Diário Oficial da União nº 247, de 24 de dezembro de 2025, Seção 1, páginas 42 a 44, passa a vigorar com as seguintes alterações:
“Art. 2º ……………………………….
…………………………………………..
§ 4º Serão considerados, para fins de apuração da Taxa de atualização Cadastral – TAC, os cadastros atualizados pelas equipes municipais do Programa Bolsa Família – PBF e do Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico.” (NR)
“Art. 3º ……………………………….
…………………………………………..
II- ……………………………………….
…………………………………………..
b) TAC maior ou igual a 0,70;
…………………………………………..
…………………………………………..” (NR)
“Art. 4º ……………………………….
…………………………………………..
I – multiplicação do índice obtido no Índice de Gestão Descentralizada dos Municípios – IGD-M pelo valor de referência de R$ 3,35 (três reais e trinta e cinco centavos) e pelo número total de cadastros atualizados pelas equipes municipais no município, com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo, observada a base do CadÚnico no mês anterior ao de referência do cálculo, até o limite da estimativa de famílias com renda per capita até meio salário mínimo no município adotada pelo Ministério;
…………………………………………..
…………………………………………..
§ 4º Para fins de apuração do número de cadastros atualizados de que trata o inciso I do caput, serão considerados os cadastros atualizados pelas equipes municipais do Programa Bolsa Família – PBF e do CadÚnico.
…………………………………………..
…………………………………………..” (NR)
“Art. 6º ……………………………….
…………………………………………..
§ 4º Para fins de apuração da TAC, serão considerados os cadastros atualizados pelas equipes municipais do Programa Bolsa Família – PBF e do CadÚnico.” (NR)
“Art. 8º………………………………..
…………………………………………..
§ 4º Para a determinação do valor do teto mensal de cada estado, deverão ser considerados, dentre outros fatores, o número de cadastros atualizados de famílias com renda per capita de até meio salário mínimo no estado e realizados pelas equipes municipais do Programa Bolsa Família – PBF e do CadÚnico, assim como o número de municípios existentes no estado e o tamanho de seu território.” (NR)
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
JOSÉ WELLINGTON BARROSO DE ARAÚJO DIAS

Deixe um comentário

Carrinho de compras
Rolar para cima
×