PORTARIA MTE Nº 1.608, DE 18 DE SETEMBRO DE 2025

DOU 18/9/2025 – Edição Extra-A
Dispõe sobre os critérios e procedimentos para mensuração do compromisso de manutenção ou ampliação do número de empregos de que trata o art. 2º da Portaria MF nº 1.861, de 22 de agosto de 2025.
O MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo art. 87, parágrafo único, inciso II, da Constituição Federal, e tendo em vista o disposto no art. 5º-A, § 3º e § 5º, da Lei nº 9.818, de 23 de agosto de 1999, no art. 2º, § 4º, da Portaria MF nº 1.861, de 22 de agosto de 2025, e no Processo nº 19964.211959/2025-75, resolve:
Art. 1º Para fins da mensuração do compromisso de manutenção ou ampliação do número de empregos de que trata o art. 2º da Portaria MF nº 1.861, de 22 de agosto de 2025, serão considerados os trabalhadores contratados que se enquadrem nas categorias a seguir e que tenham sido registrados com os seguintes códigos no Sistema de Escrituração Digital das Operações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial:
I – 101: Empregado – geral, inclusive o empregado público da administração pública direta ou indireta contratado pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943;
II – 102: Empregado – trabalhador rural por pequeno prazo, nos termos da Lei nº 11.718, de 20 de junho de 2008;
III – 105: Empregado – contrato a termo firmado nos termos da Lei nº 9.601, de 21 de janeiro de 1998; e
IV – 106: Trabalhador temporário – contrato firmado nos termos da Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974.
§ 1º Não serão considerados os trabalhadores contratados nas seguintes categorias:
I – 103: Empregado – aprendiz;
II – 104: Empregado – doméstico;
III – 111: Empregado – contrato de trabalho intermitente;
IV – 201: Trabalhador avulso – portuário;
V – 202: Trabalhador avulso – não portuário;
VI – 701 a 781: Contribuintes individuais; e
VII – 901 a 906: Bolsistas.
§ 2º Não serão considerados os contratos com as seguintes pessoas jurídicas:
I – Microempreendedor individual – MEI ou seus empregados; e
II – empresas que não tenham empregados e que subcontratam outras empresas para prestação de serviços, nos termos do art. 4º-A da Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974.
Art. 2º O Ministério do Trabalho e Emprego disponibilizará, sempre que solicitado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento – BNDES, as informações relativas ao estoque de vínculos ativos:
I – por estabelecimento, com referência ao último dia útil de cada mês, no período de julho de 2024 a junho de 2025, considerando as informações que foram disponibilizadas pelos empregadores até 15 de agosto de 2025; e
II – por estabelecimento, com referência ao último dia útil de cada mês, no período relativo ao mês da contratação do financiamento até o 16º (décimo sexto) mês após a contratação do financiamento, considerando as informações disponíveis no momento da apuração e limitadas àquelas que forem disponibilizadas pelos empregadores até o final do 16º (décimo sexto) mês após a contratação do financiamento.
§ 1º As informações apresentadas pelos empregadores em período posterior à data final de que trata o inciso I do caput não serão consideradas para a apuração do período de referência inicial de que trata o art. 2º da Portaria MF nº 1.861, de 22 de agosto de 2025.
§ 2º As informações apresentadas pelos empregadores em período posterior ao limite temporal de que trata o inciso II do caput não serão consideradas para a apuração do período de referência final de que trata o art. 2º, § 1º, da Portaria MF nº 1.861, de 22 de agosto de 2025.
Art. 3º Esta Portaria entre em vigor na data de sua publicação.
LUIZ MARINHO

Deixe um comentário

Carrinho de compras
Rolar para cima
×