RESOLUÇÃO CODEFAT Nº 1.021, DE 25 DE JUNHO DE 2025

Altera a Resolução Codefat nº 994, de 15 de fevereiro de 2024, que dispõe sobre a adesão de estados, do Distrito Federal e de municípios ao Sistema Nacional de Emprego – Sine, e regulamenta procedimento e critérios para a transferência automática de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT, no âmbito do Sistema, e dá outras providências.
O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador – Codefat, no uso das atribuições que lhe confere o art. 19, inciso V, da Lei nº 7.998, de 11 de janeiro de 1990, bem como o constante do Processo nº 19958.203913/2025-61, resolve:
Art. 1º Alterar a Resolução Codefat nº 994, de 15 de fevereiro de 2024, que passa a vigorar com as seguintes alterações:
…………………………………….
“ANEXO I DA RESOLUÇÃO CODEFAT Nº 994, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2024
Do Bloco de Gestão e Manutenção da Rede de Unidades de Atendimento do Sine
…………………………………….
Art. 3º ………………………….
…………………………………….
II – 10% (dez por cento) do montante disponível será distribuído com base na metodologia aprovada pela Resolução nº 721, de 30 de outubro de 2013;
…………………………………….
V – 5% (cinco por cento) do montante disponível será distribuído aos entes com maior taxa de desemprego, considerando o ano de exercício anterior.
Art. 4º ………………………….
…………………………………….
III – 35% (trinta e cinco por cento) do montante disponível será distribuído com base na mensuração de indicador de eficiência e gestão (ISEG), calculado com base na verificação de dados referentes ao desempenho dos entes, mercado de trabalho local e aspectos sociodemográficos, agrupados em quatro blocos de variáveis; e
IV – 5% (cinco por cento) do montante disponível será distribuído aos entes com maior taxa de desemprego, considerando o ano de exercício anterior.
…………………………………….
ANEXO IV DA RESOLUÇÃO CODEFAT Nº 994, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2024
Do Bloco de Assessoramento Estatístico
…………………………………….
Art. 3º A distribuição dos recursos do Bloco de Assessoramento Estatístico observará a proporcionalidade entre os entes federativos, sendo o valor repassado a cada Estado e ao Distrito Federal equivalente ao dobro do valor destinado a cada município aderente. Parágrafo único. A metodologia de distribuição estabelecida no caput deste artigo poderá ser revisada por ato normativo específico, conforme avaliação técnica do Ministério e deliberação do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), visando ao aperfeiçoamento da alocação dos recursos e à efetividade das ações apoiadas.
Art. 4º A parcela de recursos da ação orçamentária do Fundo do Trabalho destinada ao Bloco de Assessoramento Estatístico será distribuída entre os entes aderentes conforme a seguinte fórmula:
Y = (Ne × X) + (Nm × X/2) em que:
¸Ne representa o número de Estados e o Distrito Federal que manifestaram interesse;
¸ Nm representa o número de municípios que manifestaram interesse;
¸X é o valor a ser repassado individualmente a cada Estado e ao Distrito Federal;
¸ X/2 é o valor a ser repassado individualmente a cada município; e
¸ Y é o valor total a ser distribuído ao Bloco de Assessoramento Estatístico, definido anualmente pela gestão como parte dos recursos da ação orçamentária do Fundo do Trabalho.
Parágrafo único. O percentual ou montante a ser destinado anualmente ao Bloco de Assessoramento Estatístico será fixado por decisão da gestão, observado o planejamento e as diretrizes estratégicas da política pública.” (NR)
Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
LUIZ MARINHO
Presidente do Conselho

Deixe um comentário

Carrinho de compras
Rolar para cima
×