A Justiça do Trabalho identificou fraude em uma rescisão contratual e determinou o envio do processo ao Ministério Público Federal (MPF) para investigação. A decisão é dos julgadores da Segunda Turma do TRT-MG, por unanimidade, acompanhando voto do desembargador Lucas Vanucci Lins.
O caso envolve uma faxineira contratada por um hotel localizado em Nanuque-MG, em março de 2024, e dispensada em setembro do mesmo ano. Apesar de os registros da empresa apontarem a dispensa sem justa causa, o empregador alegou que a trabalhadora havia pedido demissão logo após o retorno da licença-maternidade e, por isso, não teria direito aos salários de agosto (objeto da condenação imposta em primeiro grau).
No exame do recurso, o relator concluiu que houve uma simulação, pela qual o empregador formalizou a dispensa sem justa causa para que a empregada tivesse acesso ao seguro-desemprego. Nesse sentido, a defesa do hotel registrou:
“Pelo que podemos observar no pedido da autora, a mesma foi quem pediu demissão, no entanto, esta pediu ao reclamado para que o mesmo fizesse sua rescisão como demissão sem justa causa, para que a mesma pudesse receber seguro-desemprego. No intuito de ajudar a reclamante e sua filha, o reclamado aceitou as condições da autora, quando, na realidade, deveria aceitar sua demissão por pedido da própria reclamante, no dia do seu retorno da licença-maternidade”.
Para o relator, o acordo ocorrido entre as partes, qual seja, “mandar a autora embora” para ajudá-la, em vez de acatar o pedido de demissão, configura fraude contra as relações de trabalho e pode caracterizar crime. Por esse motivo, além de manter a condenação ao pagamento das verbas rescisórias devidas, incluindo as relativas ao mês de agosto, foi determinada a expedição de ofício ao Ministério Público Federal para apuração das condutas e adoção de eventuais providências cabíveis.
Não cabe mais recurso dessa decisão. Depois disso, as pessoas envolvidas celebraram um acordo, que foi cumprido. O processo já foi arquivado definitivamente.
https://portal.trt3.jus.br/internet/conheca-o-trt/comunicacao/noticias-juridicas/trt-mg-identifica-fraude-em-dispensa-para-favorecer-trabalhadora-com-seguro-desemprego-e-encaminha-caso-ao-ministerio-publico-federal-para-investigacao
TRT3
