Corregedoria conclui correição ordinária nos 37 cartórios extrajudiciais do Distrito Federal

A Corregedoria da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, por meio de sua Coordenadoria de Correição e Inspeção Extrajudicial (COCIEX) concluiu, no dia 8 de dezembro, o Ciclo de Correições Ordinárias nas Serventias Extrajudiciais relativamente ao ano de 2023, que havia sido iniciado em 30 de janeiro de 2023.

Ao todo, foram inspecionadas, de forma híbrida, 37 serventias extrajudiciais do Distrito Federal e a Central de Distribuição de Títulos de Crédito e Outros Documentos de Dívida a Protesto no Distrito Federal (CEPRO). Com isso, foi totalizada a inspeção de 100% dos cartórios, em cumprimento ao disposto no art. 26, § 1º do Provimento-Geral da Corregedoria aplicado aos Serviços Notariais e de Registro, que estabelece a correição anual em todos os serviços notariais e de registro do Distrito Federal.

Correições híbridas

Na modalidade híbrida de realização das correições ordinárias, aproveitou-se a experiência adquirida com o êxito da inspeção a distância, remotamente, com a verificação das instalações presencialmente, ou seja, as inspeções foram realizadas parte presencial e parte remota, a fim de que os benefícios dessa modalidade fossem aliados à verificação presencial das instalações físicas das serventias e eventual questão merecedora de análise presencial.

A COCIEX destaca que a modalidade de correição híbrida possibilitou uma positiva dinâmica e troca de experiência e dados entre a equipe, com acesso de todos à documentação analisada, o que contribuiu com a experiência profissional de cada um dos componentes.

Além disso, essa forma de correição possibilitou um contato mais prolongado com as serventias, já que no formato totalmente presencial a correição dura em média dois dias, ao passo em que na modalidade híbrida as atividades ocorreram por cinco dias, em média, além da inspeção presencial em um dos dias designados.

Por fim, de acordo com a Corregedoria da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, “a dedicação dos servidores das unidades envolvidas nas correições extrajudiciais e o bom uso das ferramentas tecnológicas nos permitiu atingir mais uma meta inerente à Corregedoria da Justiça”.

https://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/noticias/2023/dezembro/corregedoria-conclui-correicao-ordinaria-nos-37-cartorios-extrajudiciais-do-distrito-federal

TJDFT

 

 

Deixe um comentário

Carrinho de compras
Rolar para cima
×